sexta-feira, 24 de julho de 2015

Minha relação com o consumo

    
fonte: https://mintyandpeaches.files.wordpress.com/2011/10/messy-closet-jpg.gif



    Até bem pouco tempo atrás, eu nunca tinha parado pra pensar na minha relação com as compras. Mas sempre entrava nas lojas, ficava perguntando o preço de zilhões de produtos e ficava literalmente angustiada, se eu metia na cabeça que “precisava” de alguma coisa. Enquanto isto, o guarda-roupa que no mesmo dia da arrumação já estava uma zona; aquelas peças que só combinavam com alguma outra específica, e aí eu, mais uma vez, metia na cabeça que pre-ci-sa-va de determinada coisa pra ter mais uma opção com aquela roupa que só combinava com uma peça. E era infinitamente nesse ciclo.
    Até que um dia eu fui numa loja de departamentos com a minha mãe, comprar umas roupas que eu teoricamente estava “precisando”.  Quando fomos ver o preço, tomei um susto. Sabe quando você literalmente tem um estalo? Fiquei chocada que aquelas pecinhas tivessem dado um valor tão absurdo (e olhe lá que eu não compro coisas caras). Após esse primeiro choque, não sei se fui atrás ou se simplesmente comecei a prestar mais atenção em notícias sobre o trabalho escravo na indústria têxtil. Fui ficando cada vez mais chocada, e com mais vontade de tentar melhorar esse meu lado. Comprar com mais consciência, não alimentar uma indústria frequentemente tão cruel.
    Mas ainda tinha o maldito consumismo, aquela vontade louca de comprar, que me fazia deixar pra lá todos esses valores que eu estava tentando construir. Até que uma hora percebi: pra conseguir consumir de empresas mais honestas, que não enveredavam por esse caminho sujo, eu precisava consumir menos enlouquecidamente. Pensar direitinho no que vou querer, e usar muito bem tudo o que eu tenho. Em resumo, mais consciência, mais criatividade nas combinações e um melhor uso do próprio dinheiro (a minha descoberta de sites sobre planejamento financeiro e a minha percepção da necessidade de poupar também ajudaram nessa parte). A solução eu encontrei por acaso, navegando pelo Teoria Criativa: o armário-cápsula. O que é e como estou fazendo o meu? Aguardem as cenas dos próximos capítulos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário